Portfolio

Mapeando novas tendências na agropecuária

Não tente se esconder do Google Earth – é impossível!

A imagem abaixo mostra um enorme complexo de tanques de aquicultura no Norte do Brasil. Até recentemente, o maior complexo piscícola de Rondônia era pouco conhecido. Hoje, ele é mundialmente famoso, em parte devido às impressionantes fotografias que os satélites têm feito dessa super fazenda de peixes:

Imagem: Bing Maps.

As imagens de satélite de alta resolução compiladas pelo Google, Bing e outras plataformas são capazes de mostrar uma área de 1 metro quadrado em um pixel da tela do nosso computador. Em certos casos, as imagens mostram áreas de 20 centímetros quadrados em um pixel – na prática, isso significa que, em um dia claro, é possível identificar um boi no pasto.

O sensoriamento remoto também permite mapear a dinâmica da agropecuária ao longo do tempo. Por exemplo, a Earth Engine’s timeline é capaz de mostrar o ano em que foi escavado cada um dos tanques que aparecem na fotografia acima!

>> Veja como usamos imagens de satélite de alta resolução para mapear a produção de peixes <<

Já pensou em como os fornecedores de insumos agrícolas poderiam usar este tipo de informação para “caçar” clientes? Em como as agências de controle sanitário poderiam usar essa informação para planejar as suas operações? Ou em como a indústria alimentícia poderia usar esses dados para ter rastreabilidade total dos seus fornecedores?

A tecnologia Agro 4.0 está cada vez mais presente

O acesso a informações obtidas por satélites (sensoriamento remoto) cria oportunidades de leitura do mundo que eram impensáveis há apenas 10 anos:

>> Com tecnologias de identificação por radiofrequência, a indústria agroalimentar pode rastrear a origem dos insumos usados na produção de cada pacote na prateleira dos supermercados.

>> O smart farming associado às tecnologias satelitais permitem que as propriedades rurais otimizem o uso de fertilizantes e defensivos agrícolas.

O olho humano continua indispensável

A coleta de dados em campo permanece um companheiro indispensável das tecnologias de mapeamento satelital. Mesmo que aparelhos de alta tecnologia estejam literalmente voando sobre as nossas cabeças, eles continuam incapazes de interpretar expectativas, planos e ideias – coisas que somente uma conversa e um cafezinho podem revelar.

É por isso que o nosso trabalho envolve a combinação de dados gerados por meio das tecnologias da agricultura digital + dados gerados e aprendizado obtido em trabalho de campo realizado de forma sistemática

👇👇👇

Ficou interessado? Conheça os produtos que nós geramos com a aplicação dessas ideias:

🐠 Peixe da Amazônia

👩🏽‍💻 Softwares da Agricultura Digital

Pecuária de corte intensiva

Indústria do abate bovino

Pecuária de corte e leite

*-*