Consultoria

2016. Instrumentos econômicos para combate às mudanças climáticas no estado de São Paulo. Greendomuns Consultoria e Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Assessoramos o governo estadual para mapear a experiência internacional no uso de instrumentos econômico-climáticos. Estudamos casos como a Western Climate Initiative, a taxa energética de Boulder, Colorado, EUA, e o sistema piloto de cap-and-trade na China.

2012. Desenvolvimento florestal em comunidade ribeirinha, Xixuaú, Roraima, e Londres, Reino Unido. Amazon Charitable Trust.

Trabalhei com a comunidade e com os financiadores internacionais para gerenciar a relação com o governo estadual sobre questões fundiárias. Participei do desenho de um projeto de REDD e elaborei uma proposta para o fundo Amazônia.

2011. Plano de desenvolvimento regional, Rondônia.

Integrei time ad-hoc de consultores externos que aconselharam o governador do estado e seu secretariado.

2010 – 2011. Projeto de empreendimento social com seringueiros na Amazônia, Londres, Reino Unido. Eth(n)ik.

Com um time de seis empreendedores, desenvolvemos um projeto para a produção de acessórios com base no tecido da floresta, um material derivado da seringa. Fomos finalistas da competição de empreendimento social organizada pela McKinsey em 2011. Visitamos e discutimos o projeto com stakeholders – cooperativas, cientistas, líderes comunitários, representantes de governo. O projeto está sendo implementado por uma empresa de moda de São Paulo.

2009-2010. Planejamento do desenvolvimento local, municípios de Campinas e Cabrúva, São Paulo. Porta & Associados.

Análise de oportunidades econômicas e desafios em áreas rurais. Desenho de estratégia de coleta de dados e liderança do time no campo. Relatório com propostas e subsídios para o Plano Diretor Municipal.