— NOVIDADES —

Maio de 2019.

Saiba como os dados de milhões de pecuaristas brasileiros são usados contra eles. Informações da pecuária brasileira de uso restrito estão sendo desviadas de seu uso legal por entidades estrangeiras. Clique aqui.

Abril de 2019.

Estou organizando uma série de apresentações sobre o tema “A transparência de dados deve ter limites? Refletindo sobre a ‘transparência radical’ e seus custos.”.

A ética no uso de big data é um assunto atual e transversal às ciências sociais. Alguns dos artigos mais interessantes sobre o tema são do Prof. Michael Zimmer. Na apresentação, relatarei a experiência de alguns anos trabalhando com dados que comportam importantes inquietações éticas, e apresentarei argumentos favoráveis e contrários à transparência radical.

Explorarei o uso de informações pessoais feito por acadêmicos e não-acadêmicos no âmbito socioambiental. Discutirei dois casos ligados ao Brasil: o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as Guias de Trânsito Animal (GTA).

A primeira apresentação será na FEA USP, em Ribeirão Preto, em 04 de abril. Outras apresentações acontecerão em Cuiabá (29 de abril), Porto Velho (maio), Campo Grande e Brasília (junho).